O que você vai fazer com a QCOM?

     Qualcomm (QCOM) é uma Challenger (CCC), com uma sequencia de 15 anos aumentando seus dividendos. No fim de Outubro, tinha 4,5% de rendimento (dividend yield) e uma taxa de crescimento de dividendos em 3 anos de quase 17% ao ano. Este ano, já havia aumentado os dividendos em 7,6%.

     Alguns dias atrás, Broadcom (AVGO) anunciou uma oferta de compra pela Qualcomm. Quando os rumores começaram a se espalhar, os preços da ação da Qualcomm dispararam em quase 13%, e vem aumentando desde então. Você pode ver evolução neste gráfico. Os rumores começaram durante do dia 03 de Novembro. Eu tenho ações da Qualcomm em meu portfolio. É aproximadamente 11% das minhas posições. O aumento súbito no preço, fez cair o rendimento (yield) para 3,3%, mas também oferece uma oportunidade de um aumento rápido de 18% de lucro sobre o preço. Com a queda no rendimento (yield), os dólares em dividendos podem ser facilmente substituídos com a compra de outras empresas.



     A oferta não solicitada da Broadcom foi avaliada em USD 70 por ação: 60 em dinheiro + 10 em ações da Broadcom. Assim como a maioria das ofertas não solicitadas, a gerencia da Qualcomm imediatamente respondeu que o preço subestima a companhia. É um procedimento padrão em situações como esta. Tenho visto especulações que as ações da QCOM devam ser mantidas até USD 80-100 por ação, se não mais.

     Complicando ainda mais a situação, QCOM está no meio do processo de tentar adquirir NXP Semiconductors (NXPI). O preço da NXP desabou com os rumores da Broadcom, depois recuperou e permaneceu em um preço menor do que antes estava.

     O acordo da Broadcom pela Qualcomm está apenas no começo do 1o round. Podemos antecipar um período (que pode ser curto ou prolongado) de acerto de preço. Pode também ter questões regulatórias com a aquisição. A finalização do acordo (se tiver) pode demorar meses.

     Aqui estão alguns fatos de interesse de investidores de crescimento de dividendos:
·      O rendimento (yield) da Broadcom é 1,5% comparado com 3,3% da Qualcomm.
·      Broadcom tem uma sequencia de 7 anos de aumento de dividendos. Ano passado, eles o dobraram. Antes da oferta de aquisição, era esperado um novo anuncio de aumento (se tivesse algum) no começo de dezembro.
·      Se o acordo finalizar como dinheiro + ações, os donos da QCOM teriam dinheiro para re-investir se quisessem permanecer totalmente investidos. Sob a oferta inicial, apenas 14% do preço de venda seria usado como ações.

De um jeito ou de outro, parece que os donos da QCOM terão que enfrentar uma decisão de re-investimento se uma oferta similar a primeira seja efetivada.

     Quando uma oferta como esta fica pendente, o mercado de ações atua como uma maquina de votos na probabilidade do negócio ser ou não finalizado. Desde a oferta, o preço da QCOM tem rondado os USD 65 por ação, ou USD 5 (7%) abaixo da oferta da Broadcom.
O que ainda tem uma boa amplitude, sugerindo que há um certo ceticismo que a aquisição acontecerá. Claro, se a aquisição falhar completamente, o potencial de lucro que poderia existir com o resultado da venda, evaporaria.

     Lendo alguns comentários de acionistas, vi opiniões expressando entre manter a vender QCOM imediatamente.. Manter permitiria lucrar com os próximos rounds de negociação, se houver algum. Não seria estranho ter 2 ou 3 rounds de negociações. Também não é conhecido se um terceiro partido não entre na negociação levando a um leilão onde os preços podem subir além do que era antes pensado como razoável.

     Por outro lado, vendendo a ação permite levar algum lucro imediatamente, removendo a incerteza (incluindo o que seria causado pelo acordo com a NXP), e deixando tocar a vida de dividendos. Sob sua prática normal de dividendos, QCOM pode anunciar seu próximo aumento de dividendos em maio.

     Neste ponto, naturalmente, é impossível saber qual será o impacto em ambas as políticas de dividendos das companhias se o sucesso da Broadcom em adquirir a Qualcomm, com ou sem a NXPI tendo sido adquirida.


     Vou manter minha posição por hora, monitorizando as notícias. Eu penso o que outros acionistas da QCOM estão fazendo.  Deixe-nos saber!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de 2017