O processo


Por que investir nos EUA? Cada pessoa vai ter uma razão diferente. Eu procuro um investimento em renda variável que pudesse me proteger de variação cambial. Quero no futuro, utilizar a renda deste investimento para viagens no exterior... Eu sei que deve demorar um pouco até isso acontecer, mas se eu nunca começar, esse dia nunca vai chegar. Esse tipo de investimento possui diversas particularidades, como remessa do dinheiro ao exterior, abertura de conta em corretora no exterior, declaração e pagamento de imposto... E por aí vai. Não pretendo ficar repetindo o que já existe em outros sites (aliás bem explicado), vou apenas encaminhar onde achar essa informação.

Quando tive a ideia iniciar um investimento no exterior há dois anos atrás, decidi que haveria um processo baseado nos meus objetivos e estratégias. O processo para investir é necessário para melhor se isolar das altas e baixas diárias no mercado de ações.

Procurei estudar muito antes de começar, através de diferentes fontes e estilos de investimento, como o livro “O investidor Inteligente” de Benjamin Graham, os vídeos do Bastter, ou o blog do Viverdedividendos. Até adquirir a segurança para o que eu acredito ser o melhor para os meus objetivos atuais. Existem muitos outros lugares para aprender que ainda não citei (e poderia ser tema de um único post), mas vou compartilhando eles conforme tiver um tema relacionado.

Assim, criei um “plano de negócios” (que será o tema do próximo post). Possui um objetivo baseado no recebimento de dividendos de empresas nos EUA. Também, possui estratégias para identificar empresas de qualidade que pagam dividendos. Não é difícil, mas é metódico, e nesse momento não é baseado no preço de mercado. Após identificar as empresas, eu avalio o valor delas. Ou seja, comparo o preço atual da ação com o que acredito ser o valor atual da ação (isso sempre dá pano para manga).

Meu processo é sempre correto? Claro que não. Mas melhora a probabilidade de conseguir bons preços por uma ação que comprar. É isso que eu espero. Como reagir? Procurando por meios de melhorar o processo e aprender o que puder para aplicabilidade no futuro. Além disso, retorno sempre ao processo. Acreditar no processo, permite que eu não tenha interesse nas altas e baixas do mercado. Assim, me afasto de má decisões, feitas pela emoção do momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de 2017

O que você vai fazer com a QCOM?